Carregando...
Pesquisador e desenvolvedor de soluções de Business Intelligence - BI e Data Science com Doutorado e com PostDoc em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Ciências da Informação e Especialista e Graduado em Sistemas de Informação. Gerente de Projetos Profissional (PMP) com mais de 25 anos de atuação na área de TI e cerca de 20 anos de atuação como professor e gestor acadêmico em programas de graduação e pós-graduação. Atualmente desempenha a função de coordenador da área de Business Intelligence - BI do Metrô de São Paulo e Professor de TI nas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.
Betânia Bordoni Gattai é engenheira de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá e pós graduada em Psicossociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Construiu através dos anos uma sólida experiência na gestão da comunicação de marca e desenvolvimento de estratégias de prestação de serviço aos consumidores, bem como gestão de crises. Atualmente é Gerente da área de Relacionamento com Consumidores na Unilever Brasil & América Latina.
Bibliotecário, formado pela FESPSP, especialista em Gestão em Arte pelo SENAC. Atua na Biblioteca Neli Siqueira do Metrô de São Paulo – especializada em transporte público sobre trilhos, mobilidade urbana e desenvolvimento da cidade de São Paulo e na Diretoria do IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – organização focada em potencializar direitos, educação e oportunidades para as pessoas, notadamente de comunidades vulneráveis. Biblioteca Neli Siqueira do Metrô de São Paulo: 48 anos contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa em transporte público sobre trilhos, mobilidade urbana edesenvolvimento da cidade de São Paulo.
Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa, autora dos livros Gamification, Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática, Design de Aprendizagem com uso de Canvas – Trahentem®️ e Instrutor Master. É graduada em Comunicação e Marketing e pós graduada em Administração de Recursos Humanos. Master Trainer pela ATD e criadora das formações Instrutor Master e Design Instrucional certificadas pela ABTD.
Profissional com mais de 5 anos de experiência no PMO Corporativo do Metrô, atuando no desenvolvimento e suporte de metodologias e ferramentas de gestão de projetos. Formado em TI e Ciência de Dados, possui certificados de Agile Scrum, Design thinking e Management 3.0, exercendo o papel de scrum master e instrutor corporativo de métodos ágeis.
Pai da Isa, filho da Dona Arlette, do Seu Gino e marido da Lu. Foi Coordenador Geral de Gerenciamento de Projetos no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e esteve à frente do escritório de projetos estratégicos da CAIXA. Doutorando pela Université de Bordeaux, com MBE em Economia e Gestão de Projetos pela USP, possui amplo conhecimento e experiência em Planejamento Estratégico, Inovação e Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos. É mentor de Startups, autor, professor e curioso, buscando tornar o mundo um lugar ainda melhor por meio da educação.
Jornalista e pesquisadora. Mestranda em Design na PUC-Rio, onde pesquisa a compreensibilidade textual em serviços públicos digitais. Especialista em Cultura do Consumo. Autora de "Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania", o primeiro livro em português sobre o movimento Plain Language em governo digital. Fundou a Comunica Simples, assessoria de ensino de Linguagem Simples.
Engenheiro eletricista (2009), Administração de Empresas – ênfase em finanças (2204), pós graduado, especialização em Tecnologia Metroferroviária (2012), MBA- Liderança e Gestão Organizacional (2019). Profissional com 37 anos de experiência e sólido conhecimento em sistemas de transportes sobre trilhos – Metrô, com ênfase na liderança de equipes de alta performance e engenharia da manutenção e da operação, oficinas, via permanente, material rodante e equipamentos fixos.
João Paulo Martins Tavares de Mendonça – R.27973-4
35 anos, Engenheiro. Trabalha no Metrô de São Paulo desde 2012 com projeto básico e concepção de sistemas (2012-2013) e projeto executivo da Linha 15-Prata (desde 2014).
Formação em Engenharia Elétrica (2008), especialização em Gestão de Projetos (2017) e mestrado em Engenharia de Transporte (2020).
Lilian é graduada em Letras, especialista em gestão da comunicação organizacional e relações públicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (GESTCORP), pelo MBA Aberje-Eseg e pela Concordia University (Canadá). Possui certificação internacional em Employer Branding Leadership pelo EBI (Employer Branding Institute - Austrália) e formação em Coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute) Com mais de 20 anos de experiência profissional, Lilian atuou na gerência de comunicação e marketing do Grupo Cia de Talentos, da ATMO Mídia Digital e da Mattel Brasil. Foi consultora de comunicação, cultura e marca empregadora na Ideafix Pesquisa e Inteligência Corporativa. Atualmente é Gerente de Comunicação Externa na Unilever Brasil, além de professora de Comunicação e Marca Empregadora na ESPM e na Aberje em São Paulo.
Luzia Ciola da Silva é psicóloga, tem uma longa trajetória profissional em RH, sempre ligada a Programas de Desenvolvimento. Possui pós-graduação em RH, e algumas especializações como Psicodrama, Dinâmica de Grupos, Coaching e mais recentemente em Gestão do Conhecimento, área a qual vem se dedicando mais firmemente junto a UNIMETRO, tendo como principal missão a reformulação e implantação do BDCON - Banco de Conhecimentos do Metro de São Paulo.
Superintendente do ISVOR – Universidade Corporativa FCA - Fiat Chrysler Participações Brasil e Diretora Geral da Fundação Torino - Escola Internacional que tem a FCA como mantenedora.
Diretoria da FCA Saúde.
Conselheira da Universidade Corporativa SEBRAE - Nacional.
Professora convidada da PUC-RS/UOL Editech no curso "A Moderna Educação".
Economista, com pós graduação em Informática Aplicada à Educação e MBA em e-business;
Coach, certificada pelo ICF.
Atualmente coordenador na engenharia de operação dos equipamentos operacionais das linhas 1,2, 3 e 15 Consultoria para o Metrô de Fortaleza relacionados à manutenção e operação dos trens pelo Metrô de SP Coordenador na engenharia da manutenção do material rodante das 1,2,3,5 e 15 Coordenador na manutenção corretiva, preventiva e testes de trens da linha 3 e 5 Supervisor III na manutenção corretiva, preventiva e testes de trens da linha 5 Supervisor de manutenção elétrica e mecânica da preventiva Supervisor de manutenção da corretiva Técnico de manutenção corretiva de trens; Técnico eletrônico de reparo de placas em laboratório. Engenheiro elétrico, Técnico eletrônico. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 18 anos de Metrô FORMAÇÃO ACADÊMICA Pós-Graduação em Tecnologia Metro-Ferroviária Engenharia Elétrica Técnico Eletrônico
Michel Rodrigues Silvestre Pereira, engenheiro mecânico pela UNESP Campus Guaratinguetá, especializado em energias renováveis pela Poli/USP e mestre em engenharia de transportes pela Central South University, na China. No Metrô desde 2013 atuando como engenheiro de implantação de sistemas nos projetos de expansão das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
Técnico em Mecânica de Precisão pelo SENAI "Suíço-Brasileira", formação pela qual entrou na Gerência de Manutenção do Metrô há 32 anos; Bacharel em Administração pela FACESP; especialização em Engenharia da Qualidade pelo PECE/USP e MBA em Gestão de Projetos pela USP/ESALQ. Está há 4 anos na Gerência de Recursos e Infraestrutura atuando na área de Sistemas de Gestão, incluindo atividades de auditoria e consultoria interna em Gestão de Processos.
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC). Possui mais de 11 anos de experiência na áreas de Desenvolvimento Organizacional e Educação Corporativa. Atualmente é o responsável por esses temas no banco BV, onde está conectado com o processo de transformação digital com foco no reskilling dos colaboradores.
Profissional graduada em Administração de Empresas, especializada em Cargos e Remuneração e Sistema de Gestão da Qualidade, com certificação de Auditor Líder em Sistema de Gestão Integrado. Experiência de 10 anos de atuação em Recursos Humanos e de 15 anos em Sistemas de Gestão Normalizados. Atualmente Assessora Técnica I da Gerência de Logística – GLG do Metrô de SP, onde exerce o papel de Representante da Direção da GLG para o Sistema de Gestão da Qualidade da Diretoria de Operações.
Entrei no Metrô em abril de 2008, como supervisora de estação no trecho JAB-CON-JUD da linha 1 Azul. Em janeiro de 2013 fui aprovada via concurso interno para nova função de OTM4 (Operadora de Console do CCO). Em fevereiro de 2017 fui convidada a participar do processo seletivo interno para a Supervisão do CCO, função na qual estou até o presente momento. Em outubro de 2018 iniciei o curso de mestrado em transportes na China, durante o qual desenvolvi minha tese em “Aceitação térmica dos passageiros no interior dos carros do Metrô na linha 3-Vermelha” Em dezembro de 2019, vim para o Brasil para passar férias, quando a pandemia da Covid19 foi anunciada, me impedindo de retornar à Universidade de Changsha. Como solução, concluí o curso de forma remota, defendendo minha tese via aplicativo de videoconferência em julho de 2020.
Roberto Torres Rodrigues, 60 anos, casado, duas filhas, graduado em Engenharia Elétrica, com Mestrado em Engenharia de Produção; MBA em Excelência Gerencial; Especializado em Saúde no Trabalho; Administração Industrial, e Gestão de Negócios (Program for Management Development (PMD). Experiência de 45 anos em gestão de processos, adquirida em empresas do setor de equipamentos elétricos pesados e do setor metroferroviário, líderes no mercado onde atuam. No Metrô, desde 1988, com vivência nas posições de Supervisor, Coordenador, Chefe de Departamento e Gerente. No Metrus, desde 2018, com vivência nas posições de Conselheiro e Presidente do Conselho Deliberativo
Engenheiro Mecânico pela Unicamp e com mestrado em Engenharia de Transportes pela Central South University na China, trabalha no Metrô de São Paulo desde 2012 nas áreas de projeto e engenharia de manutenção de material rodante. No Metrô de São Paulo, destaca- se a atuação na concepção e comissionamento dos 26 trens da Linha 5 Lilás. Além do Metrô, atuou na área de inteligência de mercado nos setores automotivo, metalúrgico e têxtil. É também técnico em informática pelo Colégio Técnico da Unicamp.
Arquiteta formada pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, e engenharia civil, formada pela Escola de Engenharia Mauá. Trabalha há oito anos no Metrô de São paulo como engenheira, atuando no momento na Assessoria Técnica da Gerência de Recursos e Infra Estrutura (GRI) na parte de contratações. Cursou MBA em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas, tendo finalizado em 2019.
Wagner T. Cassimiro é consultor e pesquisador com foco em Desenvolvimento de Talentos (L&D). Tem atuado como consultor das principais organizações brasileiras não só no alinhamento estratégico das ações de educação corporativa, como também na promoção de uma cultura de aprendizagem mais dinâmica e efetiva. Desde 2015, posta semanalmente suas ideias e entrevistas no Canal Espresso3, referência entre os praticantes e especialistas do setor.
Inicialmente atuando como técnico na manutenção corretiva do material rodante (GMT/MTR/MRC), comissionamento e testes de novos trens (frotas E, G e H) e trens modernizados (frotas I, J, K e L). Em 2012 comecei a atuar como téc. especializado na engenharia da manutenção do material rodante (GMT/MTT/EPR), atuando em estudos para a melhorias no desempenho e segurança nos diversos equipamentos eletroeletrônicos do material rodante (Trens).